Jump to content

Comunidade Palmacosta


Didi Moreira

Recommended Posts

Comunidade de Língua Portuguesa dedicada a todas as versões do jogo eletrônico: PSO (Phantasy Star Online).
Mantemos um Ship integrado ao servidor Sylverant, times no PSO2 (NA [Ship 1] & JP [Ship 2]) e nos principais servidores de PSOBB. Ou seja! Também estamos aqui no Ultima!

:golla: Missão

:gem4: Promover a integração entre os jogadores que falam português.

:gem2:Disponibilizar conteúdos em nossa língua, como traduções e tutoriais.

:gem3: Oferecer suporte aos jogadores, principalmente os novos que não dominam o Inglês.

História da Comunidade

Tudo começou em 2013 quando Whithill XBR (Jogador veterano que já teve servidor de PSOv2 integrado ao Schthack) sugeriu aproveitarmos o VPS do recente servidor de PSOBB do Clã Nossa-Língua para lançarmos também um do PSOv2. A ideia era integrá-lo ao Sylverant, pois são poucos os jogadores dessas primeiras versões do PSO e não justificava criar mais um servidor próprio, a intenção era justamente reunir todos os clãs de língua portuguesa em um servidor com mais possibilidades. Para isso, foi necessário solicitar essa integração ao BlueCrab (Principal administrador e programador do servidor). Por meio desse tópico iniciamos a compilação do Ship. Claro que o Whithill foi o principal agente, pois domina bem o inglês, tem boa experiência com o PSO e ainda trabalha como Web design.

Por que o nome da comunidade é Palmacosta?

Na hora de incluir o nome no Ship Sylverant, que inicialmente seria "Nossa-Língua" e posteriormente Família, Blue Crab nos informou que o servidor segue um esquema específico de nomeação, em que só se pode utilizar nomes do universo do jogo Tales of Symphonia. Palmacosta foi o nome que mais nos agradou entre a lista com os nomes permitidos, pois sua pronúncia é similar em português.

Curiosidades sobre o nome:
● Palmacosta era o antigo nome do Ship de teste do Sylverant, foi mudado para “Izoold” justamente por termos escolhido o nome que era reservado para o de teste.
● O nome permite uma interpretação como cumprimento entre patrícios. Pelo menos foi esse o sentido que o Didi atribuiu ao gesto das palmas nas costas. 📷
● O primeiro Phantasy Star no Master System tem 3 planetas: Palma, Motávia e Dezoris. Daí o sentido para o @TulioAdriano é que Palma é o primeiro planeta do Phantasy Star e é o mais bonito. Palmacosta lhe remete ao andar pela costa de Palma.

Como foi definida a bandeira?

Quando o Didi estava jogando o PSO2 (JP) ele viu um time com o mesmo círculo de estrelas que fazem parte dos símbolos do PSO1 e consequentemente dos emblemas da série PS (Phantasy Star). Um dos designers gráficos da série chama este símbolo de marca de Algol, isso porque o nome do sistema estelar da série é "Algol", onde encontram-se a estrela (Algol) e três (ou quatro) planetas girando em sua órbita (visivelmente: Palma, Motávia e Dezoris; e, secretamente: Rykros). Assim sendo, ele copiou a bandeira do time alterando e incluindo no centro a letra (P) de Palmacosta (ou também de Português), e selecionou as formas e cores tendo como base as bandeiras de Brasil e Portugal, já que o objetivo é contemplar os países de Língua Portuguesa. Com isso, ele significou da seguinte forma: O círculo central como o planeta da comunidade Palmacosta, e os três anéis em volta como energias de atuação da comunidade: A que está logo em frente representa o Ship Palmacosta, e as duas laterais os times no PSOBB e PSO2.

91247718_1040258323018428_46743216353338

O Ship foi ligado pela primeira vez em 16 de Outubro de 2013. Graças a muita dedicação, principalmente do Whithill XBR com a ajuda dos administradores do Sylverant; BlueCrab e Aleron Ives.

O que aconteceu com o Clã Nossa-Língua e os times nos outros servidores?

Por termos um servidor próprio a dedicação era exclusiva a ele. Apesar de ter sido o fundador do Clã Nossa-Língua, eu não tinha muita disponibilidade para o servidor, além do mais também gostava de voltar aos outros servidores para adicionar mais pessoas ao time e convidar para o nosso servidor. Em 27 de Agosto de 2013 eu até tinha gostado da iniciativa dos principais moderadores do time ao lançarem o servidor com o nome do clã, mas não gostei quando em 2015 trocaram o nome do servidor de PSOBB para Elysium. E além dos problemas que tivemos para manter o VPS, retiraram o Didi da administração do site do Clã Nossa-Língua que ele mesmo havia criado, bem como da página do Facebook. Então o Didi decidiu mudar o nome do time em todos os PSOs que ele joga para Palmacosta, criou um novo site e como não tinha mais acesso ao VPS utilizou seu próprio computador para manter ligado o Ship no Sylverant.

No segundo semestre de 2015 ele teve o prazer de conhecer @TulioAdriano, que não só começou a hospedar o Ship na casa dele, como foi o principal agente em várias evoluções do Ship. Essa amizade inspirou o Didi ainda mais na transformação do Palmacosta em uma verdadeira comunidade conforme viveu com o Clã Nossa-Língua, só que agora mais consciente da forma que ele pode confiar.

Diante do encerramento do servidor Elysium no dia 26 de Outubro de 2016 lhe restou a página de Facebook do servidor, em que só esse ano resolveu transformá-la na Palmacosta incorporando o site e as redes sociais a ferramenta pedagógica RECUMONET. Agora é comemorar os 7 anos da Palmacosta da melhor forma possível: Jogando PSO!

Edited by Didi Moreira
Update
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sejam bem vindos ao servidor, espero que aproveitem sua estadia, e quero aproveitar a oportunidade para perguntar se o seu Team gostaria de ter um espaço exclusivo no nosso fórum[caso não tenha visto, nas seções ingles e espanhol, cada team tem o seu espaço especifico], caso aceite, poderá enfim criar topícos e afins para melhor organização da sua equipe :3

Link to comment
Share on other sites

Já conversei com o admin e está tudo quase pronto para que o espaço seja criado

Vale lembrar que o espaço deve ser usado para finalidades como quais, trazer amigos e expandir sua team, e que nunca deverá ser usado como uma especie de chat, ou para incentivar outros jogadores a irem para outros servidores.

também: evite postar qualquer tipo de link que leve para algum outro fórum alternativo de outro servidor, pelo mesmo motivo que consta acima, pois, esta assim, inflige as regras do servidor.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 months later...
  • 7 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...